A convenção de código do Java é um conjunto de regras recomendadas para escrever código Java que é fácil de ler, entender e manter. Essas regras foram definidas pela Oracle, a empresa que mantém a linguagem Java, e são amplamente seguidas pela comunidade de desenvolvedores Java.

Aqui estão algumas das principais convenções de código do Java:

Nomes de classes devem começar com letra maiúscula e usar a convenção PascalCase (também conhecida como Upper CamelCase).

Exemplo: MinhaClasse. Nomes de métodos devem começar com letra minúscula e usar a convenção camelCase.

Exemplo: meuMetodo(). Nomes de constantes devem ser totalmente em letras maiúsculas, separadas por underline.

Exemplo: MINHA_CONSTANTE. Nomes de variáveis devem começar com letra minúscula e usar a convenção camelCase.

Exemplo: minhaVariavel. Todas as linhas de código devem ter no máximo 80 caracteres de largura para facilitar a leitura.

Recomenda-se usar espaços em branco para separar operadores, palavras-chave e elementos de controle de fluxo.

Exemplo: if (condicao) {. Use comentários para documentar seu código, explicando o que ele faz e por que ele faz isso. Comentários devem ser claros e concisos.

Esse ponto anterior, referente aos comentários, é polêmico, pois muitas pessoas desenvolvedoras consideram que um bom código deve ser autoexplicativo. Se você utiliza nomes intuitivos e descritivos para suas variáveis e métodos, fica mais claro de entender o que está acontecendo no código, dispensando a necessidade de uso de comentários.